O preconceito racial é indigno do ser humano

14 de maio de 2008

O racismo é um dos problemas mais graves que preocupam a sociedade atual e trata-se de todo e qualquer tipo de discriminação praticado entre indivíduos de etnias diferentes. Apesar da luta consciente do povo negro pelos seus direitos, esse triste quadro perdura até hoje no mundo todo, principalmente nos países e regiões onde a maioria da população é negra ou parda.

As práticas racistas mais comuns são a opressão e a agressão aos negros, nas quais eles se sentem marginalizados e excluídos, sendo um crime bárbaro que fere os direitos humanos, a cidadania e as liberdades individuais e coletivas. O preconceito racial surgiu por razões históricas, como a escravidão e o extermínio de negros e índios e acabou influenciando movimentos e organizações racistas, sobretudo nos Estados Unidos e na África do Sul.

Durante décadas, a África do Sul adotou um regime segregacionista, o apartheid, em que os negros eram perseguidos e oprimidos pela minoria branca. No sul dos Estados Unidos, a Ku Klux Klan, organização racista atuante até hoje, prega o terrorismo em detrimento dos negros. Além desses países, o ditador nazista Adolf Hitler implantou na Alemanha um regime cruel que mandava maltratar e exterminar negros, judeus e eslavos, exaltando a superioridade da raça ariana.

Todas as pessoas que praticam esse preconceito devem ser punidas, mas as leis que foram criadas para combatê-lo não são cumpridas, inclusive no Brasil, que é um dos países mais racistas. Para combater o racismo, são necessárias práticas bem-sucedidas de igualdade e reparação para que as pessoas possam viver harmoniosamente.

Comentários

Unknown disse…
Hugo concordo plenamente com você. O racismo é algo que não separa pessoas e sim nações, o que é chocante. Aqui e na Africa milhares de pessoas morrem de fome e segundo o IBGE, a sua maioria é negra, por que será?
Hugo Gonçalves disse…
A maioria da população brasileira é pobre e negra por razões históricas, como os fatos de o Brasil ser uma colônia de exploração e de ter trazido escravos da África.