O poder de transformação da leitura

Conto elaborado numa avaliação de Redação do Colégio Montessoriano, em 2007, sob orientação da professora Marinez Mendonça

Numa casa humilde de uma pequena cidade do interior baiano, moram o comerciante Pedro, a professora Maria e os seus três filhos João, André e Fábia. Como a sua cidadezinha não tem ainda uma biblioteca para atender às necessidades da população, muitos lares possuem livros, revistas e jornais guardados nas estantes das salas e dos quartos.

A casa de Pedro é um exemplo disso: possui cerca de 150 livros e 60 revistas, divididos entre o quarto do casal, o dos filhos e a sala. Além disso, Pedro e sua família assinam os jornais Folha de S. Paulo e A Tarde. Todos os dias, Pedro, Maria e os seus filhos gostaram muito de ler sobre os mais variados assuntos. Enquanto o casal lê livros de literatura brasileira e atualidades, João gosta de ler sobre Política e Ciências Humanas, André adora contos de terror e Fábia se apaixona pelas leituras sobre a vida animal.

– Gosto muito de ler várias reportagens sobre os atuais acontecimentos da nossa região e, sobretudo, do nosso país, pois isso nos traz muitas informações importantes, fazendo com que estejamos bem informados – disse Maria, professora de Língua Portuguesa, cujas aulas se baseiam em informações que ela lê frequentemente em revistas, livros e jornais. A família, estimulada pelo hábito diário da leitura, pretende construir uma biblioteca particular, com a compra de outros livros e revistas.

– Incentivar o gosto pela leitura é tão importante, pois além de ser prazerosa e agradável, a leitura constante nos faz enriquecer o nosso vocabulário e descobrir novos horizontes – disse André, um dos três filhos de Maria e Pedro. Essa afirmação reflete melhor a importância da leitura no cotidiano da humilde família do interior.

Comentários