Explorando o universo televisivo

Professor do curso de Jornalismo da Unijorge, que também é funcionário da TV Bahia, recebe parte da sua turma para uma visita à sede da empresa

Marcus Sampaio na área externa da Rede Bahia
(Foto: Hugo Gonçalves)

Nós, estudantes do 2º. semestre de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), turma A, tivemos um privilégio muito especial de visitar uma grande empresa que atua na área de comunicações (TV e rádio) e que investe pesado em tecnologia de última geração. Fomos, hoje de manhã, à Rede Bahia, maior grupo de comunicação do Norte/Nordeste, sediado num endereço privilegiado: Rua Professor Aristides Novis, 123, bairro da Federação. Foi um momento tão alegre e descontraído que marcou a vida de todos que compareceram ao local.

Recebido e orientado por Marcus Sampaio, professor de Produção em Rádio, TV e Cinema (RTVC) do referido centro universitário e video designer da TV Bahia, uma das empresas da Rede, o Grupo I, formado por 18 alunos (incluindo eu), explorou as moderníssimas instalações da emissora. Dentre elas, estão os estúdios, os setores operacionais e as redações, onde os jornalistas escrevem e apuram os textos antes de entrá-los no ar. Além disso, visitamos outras empresas do conglomerado: as rádios Globo FM e Bahia FM e a redação do jornal Correio* (ex-Correio da Bahia).

Os alunos que presenciaram esse fato importante foram justamente a primeira metade da nossa turma: Ana Paula Maquiné, Camila Barreto, Caroline Mendes, Elvis Meireles, Jessica Sandes, Laís Amorim, Luana Rios, Mariane Vieira, Michele Vasconcelos, Régis Berro, Suiá Santos, Taísa Conrado, Thais Gouveia, Theisse Ávita, Thyara Araújo, Vanessa Borges, Whidianny Mayara e eu. Todos estavam sempre acompanhados por Marcus, que os seguiu em diversos departamentos da Rede Bahia.

Durante esse longo e prazeroso "passeio", que durou até à tarde, tivemos o prazer de conhecer e conversar com os apresentadores Jefferson Beltrão (BA TV), Patrícia Nobre e Fernando Sodake (Bahia Meio Dia), Georgina Maynart (Jornal da Manhã e Rede Bahia Revista), Genildo Lawinscky (Jornal da Manhã), Thiago Mastroianni (Globo Esporte), Patrícia Abreu (Bahia Esporte) e Jony Torres (Rede Bahia Revista); e com os repórteres Ricardo Ishmael, Eduardo Oliveira, Matheus Carvalho e Dalton Soares. Também conhecemos o gerente de jornalismo, Giácomo Mancini; o comentarista esportivo e editor-chefe de Esportes, Jorge Allan; o diretor de jornalismo, Roberto Appel; e o jovem jornalista Renan Pinheiro, repórter free-lancer da TV Bahia e um dos editores do site Ibahia.com.

Os programas da afiliada da Rede Globo em Salvador e região metropolitana são gerados em dois estúdios. No primeiro, situado no nível Operações (1º. subsolo), são transmitidos, ao vivo, o Jornal da Manhã, o Bahia Agora, o Bahia Meio Dia, o BA TV e o Globo Esporte. No segundo estúdio, são gravados o Aprovado! e o Mosaico Baiano. Esse mesmo estúdio onde o Aprovado! é gravado, apesar de ser maior, dando-lhe uma aparência de auditório, é pequeno. Uma coisa inacreditável. Fomos lá e vimos como ele é: pequeno mesmo, dividindo espaço com o Mosaico, o que as câmeras não percebem.

Entrando nas duas rádios, cada uma destinada a um público diferente, vimos como são seus estúdios. Totalmente digitalizados, e, portanto, com músicas, chamadas e comerciais controlados por computador. Os locutores possuem ótima dicção e são muito competentes. Os que estavam presentes na hora em que fomos visitar as duas estações foram Jordan Gomes, da Globo FM; Karol Ramos e Adaílton Santiago, da Bahia FM.

E tem mais: fomos à redação do Correio* e vimos, na saída, o colunista político Emmerson José, também apresentador do Fala Bahia da TV Salvador (emissora que não faz mais parte da Rede Bahia, apesar de ela permanecer na sede do grupo); e a colunista de moda Paula Magalhães, filha do falecido Luís Eduardo Magalhães.

A visita à sede da Rede Bahia foi uma aula de campo técnica com o principal objetivo de adquirir maiores informações sobre a produção dos seus programas, como telejornais e atrações de lazer e entretenimento, e das suas reportagens e o funcionamento detalhado dos equipamentos em suas instalações, processos que já conhecemos de perto pela primeira vez. Esperamos que visitas como essa se realizem nos próximos semestres, sobretudo em outras emissoras.

Gostaria de agradecer esta crônica a todos que prestigiaram esse momento tão maravilhoso: aos alunos do Grupo I, ao professor Marcus Sampaio, aos jornalistas e funcionários da Rede Bahia, a todo o pessoal da Unijorge, especialmente alunos e professores de Jornalismo, e a Raquel Porto Alegre (que não estava presente naquelas horas), excelente repórter da TV Bahia e nova coordenadora-adjunta do curso de Jornalismo da Unijorge.

Confira, abaixo, as fotos dos melhores momentos da visita à TV Bahia.

No estúdio de jornalismo

Ana Paula Maquiné, Camila Barreto e Thyara Araújo

Um dia na bancada do Bahia Meio Dia: Caroline Mendes e Theisse Ávita


Camila Barreto (ao fundo), Michele Vasconcelos e eu (abraçados)

Laís Amorim, Elvis Meireles e Jessica Sandes

Da esquerda para a direita: Caroline Mendes, Mariane Vieira, Theisse Ávita, Whidianny Mayara e eu. Agachada: Vanessa Borges.

Thyara Araújo e Camila Barreto (juntas) e Taísa Conrado

Thais Gouveia (à esquerda) e Marcus Sampaio (em primeiro plano)

Em outros setores

Suiá Santos, Thyara Araújo e Luana Rios na CPJ (setor de operações)

Laís Amorim, Jessica Sandes, Elvis Meireles e Thyara Araújo: ocupando o banquinho do Mosaico

Todas as fotos desta reportagem foram publicadas sob licença prévia de Marcus Sampaio.

Foram momentos inesquecíveis, emocionantes e impressionantes demais... Hoje foi um dia muito produtivo para nós!!! Até as próximas visitas, nas quais vamos explorar melhor mais instalações e profissionais!!!

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Foi ótimo compartilhar esse momento especial numa grande emissora de TV. Gostei muito da visita à empresa!
Nas próximas ocasiões, exploraremos outras emissoras de TV espalhadas por Salvador.
Querido colega, gostei muito da sua matéria, estou ansiosa para conhecer a Rede Bahia , também.
Abraço.
Mila Marinho disse…
Caro Hugo,

Finalmente consegui dar uma passadinha aqui. sua matéria sobre a rede bahia está realmente muito interessante, você consegiu em poucos parágrafos descrever não só os cenários como a emoção de conhecer um ambiente que poderá ser nosso futuro local de trabalho.

Adoro os seus textos.
um abraço, Camila Marinho
luanidades disse…
Hugo! a matéria está ótima!Continue escrevendo assim. você vai longe!

beijos!
Ana Paula Lima disse…
Olá Hugo. Eu sou Ana Paula Lima, estudante de jornalismo de UFBA e produtora do Multicultura, programa da Rádio Educadora. Recentemente alguns alunos da minha turma tmb visitaram os estúdios da Rede Bahia. Esta é uma experiência muito enriquecedora para um aluno de jornalismo, foi muito legal. Estava passando pelo seu blog e li seu texto,gostei muito.